Logo Parrachos Praia Clube

Notícias


Rota Inter TV – Criança Esperança

A reportagem especial fez parte da programação do Criança Esperança
Publicado dia 13/10/2020

Rota Inter TV – Criança Esperança

Muita boa tarde, pra você!

Se aconchega por aí e fica com a gente, por que hoje o Rota tá em Maracajaú

E olha só o que vai ter no programa deste sábado:

Você vai curtir um dia inteiro em uma das praias mais famosas e bonitas do Nordeste.

As dunas douradas e o colorido das redinhas na beira do rio, e o azul do mar de Maracajaú, o Caribe Brasileiro.

E por aqui você fica com a gente até debaixo d’água.

Também chamada de Caribe brasileiro a praia de Maracajaú fica a 55km da capital potiguar no litoral norte do estado. Maracajaú é a última praia do município de Maxaranguape, o nome de origem vem do Tupi Guarani e significa lugar onde o gato Maracajá bebe água.

Uma das atrações por aqui é o passeio de quadriciclo que pode ser feito pelas dunas, ou pela beira da praia. Uma das figuras conhecidas na região é o Marcelo que tem um bar, num cantinho cheio de charme com vista para o mar.

Primeiro passeio aqui pelo Rio Peracabu. E aí Marcelão beleza, meu filho? Como você tá?

“Beleza, você tava devendo essa visita desde o início do ano. Tava vendo a hora de lhe buscar em Natal”, afirmou Marcelo.

No verão a gente gravou aqui, em Maracajaúo Marcelo viu e chamou a gente pra vir por aqui.

Marcelão como tá o retorno aqui depois da pandemia?

“Aqui tava fraco, mas agora ta voltando tudo ao normal, graças a Deus!”, afirmou Marcelão.

“Eu tenho um carro e fui faezr taxi, por que a gente não tinha como ganhar dinheiro com o turismo, porque aqui fechou tudo”, afirmou Marcelo.

Me diz uma coisa, nessa época que não teve passeio, como ficaram as coisas por aqui?

“Esse é nossa primeira parada  Aqui tem muita coisa pra você conhecer. Tem as lagoas, tem as dunas de Maracajaú, tudo aqui é maravilhoso pra vocês que vem nos visitar”, falou Marcelo.

Rapaz não é porque eu tô na sua frente não, mas Maracajaú é tudo de bom.

“É sim aqui é tudo de bom, você vai vir aqui direto agora. Você que ta em casa, venha nos visitar, venha a Maracajaú, venha com cuidado, não esqueça da máscara se não a gente não aceita.

Tá vendo essas imagens aí? É difícil pra caramba viu, e quem tava fazendo era o Dânio, ele é instrutor de Kite aqui .

Muito se fala em Barra de Cunhaú, São Miguel do Gostoso, mas as condições de vento aqui pra prática de kite aqui é muito boa.

“Isso, nós temos os melhores ventos do mundo para a a prática do Kitesurf. Pra quem já veleja temos ótimos ventos em Maracajaú. Aqui também é um dos melhores lugares pra se aprender, porque o aluno vaio 100 metros e aida fica com a água na cintura”, afirmou o instrutor.

Eu fiz uma aula lá em São Miguel do Gostoso, assim cheguei naquela parte de quando você está sendo arrastado pela Pipa dentro da água.  Será se daqui pro próximo verão eu já vou ter aprendido.

“Com certeza. Se nós pegarmos aula durante 5 dias, de aula, durante 5 horas por dia você já vai conseguir se levantar. E em seguida você vai conseguir andar”, explicou Dânio.

O mar é a principal atração do lugar, os passeios podem ser feito de barco ou de lancha. O embarque é feito na beira da praia com água em cima da cintura. Então cuidado com os celulares e objetos nos bolsos.

De barco o passeio dura umas 3 horas e é preciso reservar com antecedência em uma das operadoras de turismo da cidade. Vamos navegar até os recifes de corais, mais conhecidos como Parrachos. A medida que vamos nos afastando da costa, a água vai ficando cada vez mais bonita.

Os Parrachos de Maracajaú estão inseridos na área de proteção ambiental dos recifes de corais e ocupam uma área de 13 km. Olha pessoal hoje a gente não vai ter kite, mas prometo que no próximo rota de verão a gente volta pra fazer esse esporte.

Quando  a gente chega nos Parrachos o que mais impressiona é a cor da água que a gente ver com facilidade os peixinhos e os recifes de corais. A gente saiu da terra e estamos no meio do mar. Estamos a 7Km da costa.

O bom é que aqui de cima da pra ter uma ideia maior do tamanho desse lugar e da extensão dos parrachos e da imensidão do mar.

“Nós voltamos dia 25 de julho e o número de pessoas reduziu bastante por conta da pandemia pra 70 pessoas, mas como o fluxo vem aumentando subiu pra 120 pessoas. Por dia tem o limite de pessoas que podem visitar a área com relação a preservação e também pra evitar aglormações por conta da pandemia. Nossa área tem 13Km de coral, e apesar de ser uma área de pouca profundidade da pra visitar uma boa quantidade de recifes. O mergulho é seguro, temos opcionais como o cilindro, aluguel de máscara top e o Seabob. Tem espetinhos aqui também, são pessoas graças a Deus muito alegre”, afirmou Serginho, um dos mergulhadores da empresa.

Rota Inter TV Maracajaú

O mergulho é seguro e pode ser feito inclusive pela garotada.

Mas eu falei que tinha uma novidade, né. Olha só esse brinquedinho aqui.

“Foi muito legal, foi muito divertido. Recomendo pra todo mundo. Uma experiência diferente, hoje já tive a oportunidade de ta aproveitando muito, é bem divertido, diferente, e rapidinho você aprende a brincadeira. Nunca tinha visto isso aqui no Brasil”, afirmou André Quintaes, turista.

Falei que iria ter novidade por aqui agora tô com a Juliana. “Então o seabob é o único do Brasil. Ele faz sucesso a anos, no mundo, em países tropicais, como as ilhas Maldivas, Caribe. Inclusive apareceu no fantástico na programação da Renata Seribeli, nas Maldivas. Olha não é preciso saber nadar pra fazer o seabob, crianças a partir de 10 anos já podem. Dentro da água ele não é pesado, é tipo um JetSki que permite você mergulhar por baixo da água e por cima. Ele pode mergulhar até 40metros com o cilindro. Nossa limitação aqui é de até 2 metros, e quando tu vem fazer o passeio de seabob  aqui em Maracajaú o objetivo é a visitação a vida marinha. Escolhemos o RN, somos do Sul e essa terra é muito abençoada”, afirmou Juliana instrutora do Seabob.

Rota Inter TV Maracajaú

Juliana é proprietária da Acquajet, empresa que realiza os passeios com o Seabob no Brasil.

Aqui é tudo lindo demais, né! Um paraíso!

Agora vou pra dentro da água, vou mergulhar, tô me coçando pra me molhar. Bora!

O negócio é bom demais, sabe criança quando ver um brinquedo novo? Pois sou eu por aqui, se deixar passo o dia!

Mas tive que guardar fôlego para outra atividade imperdível pra quando você viaja pros Parrachos de Maracajaú, que é o mergulho com cilindro.

Da imensidão do mar, vamos para as dunas para colocar mais um pôr do sol lindão na coleção do Rota Inter TV.

Bom gente, com esse pôr do sol incrível a gente vai terminando um dia maravilhoso em Maracajaú, com direito a passeio de quadriciclo, mergulho, passeio pelos Parrachos, brinquedinho novo. E vou voltar inclusive para brincar mais um pouco. Mas não sai daí não, porque o Rota Inter TV volta depois do intervalo.


Notícia disponível em: https://globoplay.globo.com/v/8919784/programa/